A mídia influencia na educação da criança?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Por que consumimos? Precisamos de tudo o que compramos? Por que compramos? É mesmo necessário possuir a televisão, ou o celular de ultima geração? Usa

Estes pequenos detalhes, que geralmente não percebemos, porque o consumo desnecessário esta consolidado na nossa cultura, valorizando o “ter algo para ser alguém”, destroem nossa individualidade, personalidade e raízes culturais, impondo costumes, atitudes e valores que não fazem parte da realidade social latino-americana, calculando, muitas vezes, o desenvolvimento econômico da população de áreas periféricas por meio de estudos de mercado, que não tem como objetivo calcular o desenvolvimento e da qualidade de vida que a região proporciona, mas sim, o quanto consomem, para fazê-los consumirem mais.

A mídia televisiva é uma grande ferramenta, que pode ser utilizada para apoiar o consumo alienante, ou formar um cidadão critico que entende o que assiste e sabe quais são as suas necessidades, para que dessa forma possa sair da posição de mero consumidor, alienado, pronto para receber, comprar e descartar os objetos, roupas, bebidas, comidas e aparelhos mostrados, para possuir uma mídia que se preocupa com ele, trazendo problemas, respostas, informações, soluções e entretenimento que torna a cultura deste, ou de outros indivíduos como ponto chave da programação, deixando de utilizar uma cultura imposta, que não se importa com a realidade sociocultural na qual está, se importando apenas com o que é possível vender para, aproveitando-se que ao ligar a televisão o telespectador não saberá se o que é dito é verdade ou mentira, pois este jogo foi tão bem engendrado que a o controle dos meios de comunicação não está na mão de pessoas preocupadas com a democratização do sistema, não estão relacionados a classes sócias mais pobres, mas com pessoas que pensam na construção dos programas, escolha de personagens também e o horário que ajudem a manutenção de um sistema que não valoriza a produção interna, mas que ensina a supervalorização do externo, reforçando este jogo de consumismo e alienação.