A MÍDIA ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA REALIDADE DE NOSSAS CRIANÇAS.
A TV, POR EXEMPLO, ESTÁ EM TODOS OS ESPAÇOS NAS CASAS EM QUE ELA FREQUENTAM O TEMPO TODO ELAS ESTÃO EM CONTATO COM A MÍDIA,.
HOJE EM DIA, PRINCIPALMENTE PORQUE ELAS ESTÃO TOTALMENTE ENVOLVIDAS PELAS FACILIDADES DAS DIVULGAÇÕES DE INFORMAÇÕES, ATRAVÉS DE: RÁDIO, INTERNET, TV, JORNAL, REVISTA, ENTRE OUTROS VEÍCULOS DE INFORMAÇÕES.
AS PROFESSORAS EM SALA DE AULA TEM MUITAS POSSIBILIDADES PARA EXPLORAR O ASSUNTO DE DIVERSAS FORMAS, POR EXEMPLO, QUANDO AS CRIANÇAS TRAZEM OS COMENTÁRIOS SOBRE OS PROGRAMAS QUE ASSISTEM EM CASA, ESTE PODERIA SER O MOMENTO PARA QUE SEJA COM OS COLEGAS, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO.
O PROFESSOR ESTARIA COMO MEDIADOR CASO HOUVESSE ALGUMA DÚVIDA SOBRE OS TEMAS OU TERMO UTILIZADOS POR ELES.
ESTE ASSUNTO SOBRE A MÍDIA PODE SER TRABALHADO, DESDE QUE A CRIANÇA É PEQUENA.
PORQUE O PROFESSOR APRESENTARIA DIVERSAS FORMAS DE EXPLORAR O ASSUNTO, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE MÍDIAS, EXISTENTES.
DESSA FORMA O PROFESSOR ESTARIA AMPLIANDO SEU REPERTÓRIO E CONSIDERANDO AS DIVERSAS POSSIBILIDADES, EXISTENTES DE CRIAÇÃO, DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM AS CRIANÇAS APÓS, A APRESENTAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE MÍDIA E OBRAS. ELA PEDIRIA PARA QUE AS CRIANÇAS EXPLORASSEM OS DIVERSOS ESPAÇOS DA SALA, ATRAVÉS DOS REGISTROS REALIZADOS POR ELES NA PRODUÇÃO DE MÍDIA COM: GRAVADOR DE MÃO, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, ENFIM...
REALIZARIA UMA CONVERSA EM QUE ESTARIA VALORIZANDO SOBRE AS PRODUÇÕES DAS MÍDIAS REALIZADA PELAS CRIANÇAS DESSA FORMA ESTARIA VALORIZANDO DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA QUE ELES CONTINUASSEM APERFEIÇOANDO SUAS HABILIDADES EM DIVERSOS MOMENTOS DE SUA VIDA.
É IMPORTANTE DESTACAR QUE A CRIAÇÃO DEVE SER APRESENTADA DE FORMA PRAZEIROSA E NÃO UTILIZA- LÁ COMO ESTRATÉGIA DE OCUPAÇÃO DO TEMPO LIVRE.
A PRODUÇÃO DE MÍDIA VISTA NESTA PERSPECTIVA SERIA APRESENTADA COMO UMA DAS LINGUAGENS, ASSIM COMO: A ESCRITA E A LEITURA PARA QUE CADA CRIANÇA TENHA A OPÇÃO DE EXPLORAR O SEU MUNDO, ATRAVÉS DESSA LINGUAGEM TÃO PRESENTE EM SEU DESENVOLVIMENTO A COMUNICAÇÃO.