Estes pequenos detalhes, que geralmente não percebemos, porque o consumo desnecessário esta consolidado na nossa cultura, valorizando o “ter algo para ser alguém”, destroem nossa individualidade, personalidade e raízes culturais, impondo costumes, atitudes e valores que não fazem parte da realidade social latino-americana, calculando, muitas vezes, o desenvolvimento econômico da população de áreas periféricas por meio de estudos de mercado, que não tem como objetivo calcular o desenvolvimento e da qualidade de vida que a região proporciona, mas sim, o quanto consomem, para fazê-los consumirem mais.
A mídia televisiva é uma grande ferramenta, que pode ser utilizada para apoiar o consumo alienante, ou formar um cidadão critico que entende o que assiste e sabe quais são as suas necessidades, para que dessa forma possa sair da posição de mero consumidor, alienado, pronto para receber, comprar e descartar os objetos, roupas, bebidas, comidas e aparelhos mostrados, para possuir uma mídia que se preocupa com ele, trazendo problemas, respostas, informações, soluções e entretenimento que torna a cultura deste, ou de outros indivíduos como ponto chave da programação, deixando de utilizar uma cultura imposta, que não se importa com a realidade sociocultural na qual está, se importando apenas com o que é possível vender para, aproveitando-se que ao ligar a televisão o telespectador não saberá se o que é dito é verdade ou mentira, pois este jogo foi tão bem engendrado que a o controle dos meios de comunicação não está na mão de pessoas preocupadas com a democratização do sistema, não estão relacionados a classes sócias mais pobres, mas com pessoas que pensam na construção dos programas, escolha de personagens também e o horário que ajudem a manutenção de um sistema que não valoriza a produção interna, mas que ensina a supervalorização do externo, reforçando este jogo de consumismo e alienação.
Eu concordo porque ele diz que nos não precisamos de coisas da nova geração para poder andar com as pessoas ou ser amiga delas .
ResponderExcluirO que basta é o necessário.
Amanda Martins Cunha numero 1 7F
Eu concordo com o texto, pois você não precisa comprar todas as coisas de última geração para conquistar amizades.O que você já tem em casa é o necessario.
ResponderExcluirHelen Shimon Takahashi
Número:10 7B
I agree with the text, because it presents an idea of advertisements on television, which makes us buy things needlessly, and on the concept that is not the first item of the latest generation to make friendships.
ResponderExcluirAna Clara
Número:2
7ºB
eu concordo com o texto, pois não é necessário ter a ultima geração de um produto para ter amizades.
ResponderExcluirBruno Z. Tobal
numero 8
7G
Eu concordo com o texto porque você não precisa comprar um produto da última geração para conquistar amizades pois aquilo que você tem em sua casa é o necessário.
ResponderExcluirHelen Shimon Takahashi
7°B - N°10